Ir para Principal Ir para Principal Cursos Legalidade da FAPAF Fale Conosco Assine nosso RSS

Pium

O Município de Pium é um dos maiores do estado do Tocantins, com uma área de 10.012,67 km² representando 3,61 % do Estado, abrigando 2 Unidades de Conservação Ambiental, O Parque Estadual do Cantão e parte da Ilha do Bananal – maior ilha fluvial do mundo. O Parque Estadual do Cantão possui três biomas quase integralmente preservados: Amazônico, Cerrado e Pantanal, A área com restrições ao uso da terra chega a 60%. A área é caracterizada como região ecotonal, por apresentar peculiaridades de cerrado e floresta amazônica. É uma região de elevado interesse científico, tecnológico, econômico e social. Está localizado na região centro norte do Bioma Cerrado e tem como coordenadas geográficas S10º26’33” de latitude e W49º10’56” de longitude e 249 m de altitude.

Tem como base econômica a agropecuária, com destaque para a pecuária bovina extensiva, com 145 000 cabeças, além dos cultivos de subsistência, como arroz, milho de sequeiro e mandioca, com destaque também para o cultivo da seringueira, banana e abacaxi (Seplan, 2006). No município coexistem grandes propriedades onde o que predomina é a pecuária bovina e mais recentemente o plantio de soja, e pequenos produtores familiares, de baixo nível econômico e tecnológico, com produção de subsistência totalmente exposta aos riscos climáticos e econômicos.

O município tem hoje cerca de 6.403 habitantes que vivem basicamente da agricultura e pecuária, sendo o rebanho da cidade o maior da região. O município conta hoje com 518 propriedades rurais (fazendas) de pequeno, médio e grande porte, uma pecuária com mais de 120 mil cabeças de gado. Na lavoura a cidade se destaca na plantação de banana e na produção da borracha (látex).

Ainda fazem parte do município oito assentamentos e comunidades agrícolas, Nesse contexto regional e econômico apresentado, o município de Pium oferece atualmente, grandes oportunidades de negócios especificamente para serviços voltados para agricultura e agropecuária, o que abre grandes possibilidades para o agronegócio. Com uma forte demanda de profissionais qualificados, que atendam a melhoria e crescimento dos setores da agropecuária e agricultura, torna-se de crucial importância investimentos na qualificação tecnológica dos mesmos.fapaf.edu.br/album.php

Pium é Administrada pelo prefeito Nilton Franco, e a estrutura do município extremamente humanizada com belos e funcionais aparelhos públicos como hospitais, prefeitura, centros de convivência, além da infra- estrutrura da FAPAF, que é uma das melhores do Estado do Tocantins, com uma área de mais de 2.000 metros quadrados de construção.

12 Motivos para você estudar em Pium

- Cidade bonita, limpa e organizada;
- Povo hospitaleiro;
- Infra estrutura urbana;
- Cidade portal do bananal-cantão;
- Faculdade com uma das melhores infra estruturas do estado;
- Baixo custo de vida;
- Pertinho da sua cidade;
- Diminuição da vazão de cérebros e talentos da região para grandes centros;
- Oportunidade regional para estudar e progredir;
- Participar de um projeto de desenvolvimento regional com a sua vida;
- Crescer com oeste tocantinense;
- Saúde de qualidade.

Clique aqui e conheça nossa cidade


FAPAF - Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco

AV. Diórgenes de Brito, nº 51, Centro, Cep 77570-000 - Pium - Tocantins
Fone: (63) 2112-0110 / (63) 2112-0111 / (63) 3415-5000 / (63) 9 9968-8139 Vivo / (63) 9 8418-0810 Oi / (63) 9 9293-0380 Claro / (63) 9 8135-0853 Tim
Desenvolvido por ArtemSite - Tecnologia em Internet